De coração para coração

Introdução
Identidade
Hospitalidade
Modelo Assistencial
Pastoral Juvenil Vocacional

Congregação

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em Ciempozuelos-Madrid (Espanha), em 31 de maio de 1881, por São Bento Menni, sacerdote da Ordem de S. João de Deus, juntamente com Maria Josefa Récio e Maria Angustias Giménez, escolhidos por Deus para responder à situação de abandono sanitário e exclusão social dos doentes mentais na época, combinando dois critérios fundamentais: caridade e ciência.

Fundadores

“Os Fundadores pertencem à nossa história (...) a sua história, os seus valores e os seus critérios de atuação servem-nos de referência.”

São Bento Menni

  • Nascido em Milão (Itália), a 11 de março de 1841. Morre em Dinan (França), em 24 de abril de 1914. Restaurador da Ordem de São João de Deus, em Espanha, Portugal e México. Fundador da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
  • Chaves da sua vida: caracterizou-se por uma profunda fé em Cristo misericordioso e curador e um olhar comprometido, com a realidade do seu tempo.
  • Pioneiro no atendimento psiquiátrico, do final do século XIX e início do século XX. Impulsionador da centralidade da pessoa no processo assistencial, do tratamento humanitário dos utentes e da consideração da loucura, como uma doença.
  • As fundadoras, juntamente com outras oito irmãs, oferecem-nos o rosto feminino da Hospitalidade: “mulheres comprometidas com a fé na libertação misericordiosa das mulheres".

    Maria Josefa Récio (Granada, 1846-1883): Exemplo de caridade heroica, ao dar a sua vida em serviço das doentes.

    Maria Angustias Giménez (Granada, 1849-1897): Intuitiva, criativa, de fina sensibilidade espiritual. Foi a primeira Intérprete e cronista do itinerário hospitaleiro.

    Carisma

    A hospitalidade é uma atitude fundamentalmente humana e cristã, de profunda atualidade no mundo globalizado de hoje. O seu significado tem conotações importantes: humanidade, acolhimento, universalidade, amor, serviço, de ajuda mútua, cuidado dos pobres. Inspirou o projeto hospitaleiro desde o início, e continua a iluminar para fazer o bem, nas instituições da Congregação.

    O seu fundamento leva-nos à ação curadora de Jesus, bom Samaritano da humanidade, passou pela vida fazendo o bem e curando os doentes." De acordo com esta interpretação, a hospitalidade é o carisma que define a Congregação, a característica mais genuína que, permite descrever a sua identidade.

    Base do projeto

    A base do nosso projeto são as pessoas: as destinatárias dos nossos serviços, os que atendem e aqueles envolvidos com a missão.

    Comunidade hospitaleira

    É o tecido relacional existente entre todos os envolvidos na obra hospitaleira: pessoas assistidas e suas famílias, irmãs, colaboradores, voluntários, etc. Caracteriza-se por ser inclusiva e plural, capaz de estabelecer cooperação e comunhão, entre aqueles que compartilham o espírito e os valores da instituição.

    Missão compartilhada

    Por missão compartilhada entendemos, não só a proposta de um âmbito concreto de trabalho, mas também, um trabalho de comunhão, que exige a partilha de um mesmo projeto e o sentido de missão que isso implica.

    Viver a hospitalidade de forma compartilhada requer, fundamentalmente, promover um caminho de crescimento na identidade hospitaleira e promover a corresponsabilidade num mesmo projeto.

    Missão hospitaleira

    A nossa missão encarna e exprime o carisma da hospitalidade no acolhimento, assistência, cuidado especializado e preferencial às pessoas com doença mental, deficiência intelectual ou física e outras doenças; tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar, com preferência pelos mais pobres e necessitados.

    Um projeto sempre vivo

    A Missão hospitaleira, em continuidade com as suas origens e como resposta aos desafios atuais, projeta um caminho de constante solidariedade, com as pessoas atendidas em todo o mundo.

    A pessoa que sofre é o centro da Missão hospitaleira; em direção a ela e para ela subordinam-se todos os recursos. O espírito fundador tem um elemento inspirador, que é "o amor sem limites." HOJE COMO ONTEM E SEMPRE.

    Identidade e valores

    ”Na nossa instituição, consideramos os valores como sendo o principal elemento identificador… Que manifestam o MODO PRÓPRIO DO NOSSO FAZER."

    Os valores hospitaleiros são elemento chave da identidade da nossa instituição. São integrados nos processos formativos e assistenciais, são referências indispensáveis na orientação dos responsáveis. Por tudo isso convertem-se em espaço comum, lugar de encontro e compromisso para todos.

    Formulação

    Podemos sintetizar todos os nossos valores num só: HOSPITALIDADE.

    A hospitalidade é um valor humano essencial nos âmbitos social, assistencial e sanitário. Consiste em proporcionar espaço e tempo, atenção e cuidado, humanidade e recursos aos destinatários da nossa missão.

    Este valor síntese desenvolve-se em oito valores:

    1. SENSIBILIDADE PELOS EXCLUÍDOS
    2. SERVIÇO AOS DOENTES E NECESSITADOS
    3. ACOLHIMENTO LIBERTADOR
    4. SAÚDE INTEGRAL
    5. QUALIDADE PROFISSIONAL
    6. HUMANIDADE NA ASSISTÊNCIA
    7. ÉTICA EM TODA A ATUAÇÃO
    8. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

    Modelo hospitaleiro

    A atenção à pessoa como um todo, a sua reintegração na sociedade e a defesa da sua própria dignidade, constituem premissas irrenunciáveis e são a base do modelo hospitaleiro.

    Linhas de atividade

    Assistência Psiquiátrica e Saúde Mental

  • Presta-se uma assistência integral às pessoas com perturbações mentais, que compreende prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social; com o objetivo de que possam recuperar o seu projeto de vida, com dignidade e manter uma adequada qualidade de vida.
  • Psicogeriatria

  • É um serviço socio-sanitário que presta assistência a idosos, de forma integral para idosos com pluripatologia, comprometimento funcional, cognitivo e/ou comportamental, em regime residencial, Centro de dia e domiciliário.
  • Deficiência intelectual

  • A fim de proporcionar uma assistência integral, humana, educativa, reabilitadora e personalizada, a Congregação promove centros e serviços adequados às necessidades e expectativas dos usuários e das suas famílias.
  • Lesão cerebral

  • A abordagem da lesão cerebral é realizada por unidades multidisciplinares, para a neuro-reabilitação, através de neuropsicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia, além dos tratamentos médicos relacionados. Destina-se a estabelecer a aprendizagem de uma "nova maneira de viver", tanto na sua dimensão física como psíquica, social e familiar.
  • Cuidados paliativos

  • É um serviço para pacientes em fase avançada-terminal da doença, que necessitam de cuidados especializados baseados no controlo dos sintomas físicos, no apoio psicológico, social e espiritual necessário para minimizar o seu sofrimento e o da sua família.
  • Clínica geral

  • Os hospitais gerais são centros de diagnóstico e tratamento de doenças, através de uma ampla gama de especialidades médicas e cirúrgicas, de outras unidades de tratamento.
  • Linhas transversais

    O nosso modelo hospitaleiro exige-nos também: promoção do ensino, investigação e inovação, impulsionar a pastoral da saúde, o voluntariado e a ética. Além disso, fomentar a cooperação para o desenvolvimento, promovendo a solidariedade dentro e fora da instituição.

    Os números da hospitalidade

    Somos uma Instituição de confissão católica, sem fins lucrativos, que trabalha desde há 135 anos, em favor das pessoas com doença mental, deficiência intelectual e outras necessidades.

    Os princípios do nosso Modelo Hospitaleiro respondem à sua própria missão, história e valores, sempre baseados na Hospitalidade iniciado pelo nosso fundador São Bento Menni.

    Atualmente, as Irmãs Hospitaleiras gerem mais de 370 centros e dispositivos espalhados por África, Ásia, Europa e América Latina.

    Estamos presentes em 25 países, com 17.300 espaços sanitários e sociais, e cerca de 2 milhões de beneficiários no último ano; este trabalho é possível graças à entrega humana e profissional de 1.000 irmãs, 11.100 trabalhadores e numerosos voluntários.